Começando Com O Inglês Com Rock


Se você é novo(a) aqui no Inglês Com Rock, isso é o que eu acredito:

Você também pode aprender inglês com música!

Sim, e este é o lugar perfeito para você começar!

Nesta página você aprenderá um pouco sobre como pode ser divertida a experiência de aprender inglês através da música.

Aproveite bem e boa leitura!

O Que Eu Penso Sobre Aprender Inglês Com Música

Aprender inglês com música parece ser algo muito divertido, não é mesmo? E realmente é!

Confesso que eu nunca gostei muito dos métodos tradicionais, como as aulas de inglês que eu tinha na escola por exemplo. Não eram aulas tão legais, na maioria das vezes o que tínhamos que fazer era ficar traduzindo textos. Mesmo assim, isso foi importante porque acabou contribuindo para que eu fosse descobrindo palavras novas e consequentemente ir aumentando meu vocabulário de inglês. Lembro de uma certa vez em que tivemos uma aula em que a professora nos passou a atividade de escolher alguma letra de música que a gente gostasse para traduzir. Escolhi uma música do Nirvana que eu gosto bastante e a traduzi. Foi aí então que eu comecei a pesquisar as traduções das letras de músicas que eu gostava. Eu simplesmente prestava atenção ao significado das palavras e na forma como elas estavam dispostas nas frases.

Uma das coisas que mais me traz boas lembranças é um encarte que eu ainda tenho de um cd do Red Hot Chili Peppers, o Californication. Por volta de 2001, este cd estourou no mundo todo e a banda veio tocar no Rock In Rio 3. Foi nesse ano que descobri o rock’n’roll e essa foi a primeira banda da qual fui fã (e ainda sou, mas menos agora :)). E eu viajava no encarte desse cd aprendendo muitas coisas.

Em outras palavras, é perfeitamente possível aprender inglês com músicas. Eu sou uma prova disso. Mais da metade de tudo que eu já aprendi foi dessa maneira. Eu literalmente aprendi muito e continuo aprendendo inglês dessa forma.

Isso funciona e eu lhe direi algumas razões pelas quais você também deve fazer o mesmo:

1. Você descobre novas palavras e expressões para incrementar seu vocabulário;

2. Você aprende como são dispostas as palavras em frases simplesmente observando e prestando atenção à letra de uma música;

3. Você treina seus ouvidos enquanto ouve a voz do(a) cantor(a) que estará ali cantando pra você quantas vezes você quiser ouvir;

4. Você treina sua fala ao cantar ou mesmo caso só tente pronunciar alguma palavra, expressão ou frase que está na música;

5. Você aprende informações culturais, gramática e ajuda na busca pela fluência;

6. Você não tem nenhum professor te cobrando por nada;

7. É diferente dos métodos tradicionais por vezes entediantes que aprendemos na escola ou em cursos;

8. É super divertido!

E então, o que você acha de pegar aquele encarte de cd que você tem de alguma banda que você curte muito e começar a estudar as letras? Certamente, você vai conseguir aprender coisas novas e interessantes. Aprender é sempre bom, mas aprender se divertindo é melhor ainda!

Pontos Importantes Para Você Lembrar

1. Não tente aprender inglês SOMENTE com músicas e letras de músicas. Letras de músicas são um meio fantástico para aprender inglês. Elas nos permitem aprender palavras, verbos, estruturas de frases, gírias, abreviações, adjetivos, etc., mas entenda que, às vezes, é necessário estudar algumas regras de gramática ou pesquisar sobre algo que está muito difícil de compreender. Por mais divertida que seja esta prática, ela precisará ser complementada com alguns outros recursos. Por isso, seja qual for o motivo pelo qual você deseja aprender o idioma, não tenha preguiça de pesquisar por novas informações quando precisar. E, caso queira uma estrutura completa, nós idealizamos um material que te leva à fluência em 18 meses: Master Fluency.

2. Tornar-se fluente em inglês NÃO acontece da noite para o dia e isso pode levar anos. O que eu ensino não é nada voltado para tornar pessoas que não são Fluentes em inglês, em pessoas fluentes em inglês, até porque eu não tenho como tornar ninguém fluente no idioma. Alcançar a fluência depende apenas do seu próprio empenho. O que eu pretendo aqui no blog Inglês Com Rock é mostrar um dos melhores caminhos que existem para se buscar a fluência e ajudar o maior número de pessoas possível a aprender muito deste idioma tão importante nos dias atuais, de uma maneira um pouco diferente, bastante divertida, e principalmente, fácil, sem complications :). Se você quiser se tornar fluente em inglês não existe mágica: você vai ter que treinar muito!

3. Aprender inglês com música é um ótimo caminho a seguir, mas você precisa GOSTAR e ACREDITAR nisso. A música certamente pode ser uma ferramenta incrível, um excelente recurso para o aprendizado de um idioma. Se você ama música e acredita que este caminho é o que mais te agrada, então abrace isso sem medo. Mas se você não acredita que a música pode te trazer os benefícios que você espera, então você deve focar em outra alternativa. Eu digo que é possível e é um ótimo caminho, e eu desejo que todos experimentem isso. Eu definitivamente não sou a única pessoa que defende este método de aprendizagem, mas a escolha do que é melhor para você fica por sua conta.

Eu gostaria de terminar dizendo que eu estou aqui não apenas como um guia enquanto você começa ou continua a aprender inglês, mas também como um amigo. Eu farei o meu melhor para responder a todos os emails que me enviarem e eu espero que eu também possa aprender muito com cada pessoa que acompanhar meu blog, pois eu acredito que sempre há alguma coisa nova para se aprender.

Muito obrigado pelo seu apoio!

Felicidades e eu te desejo tudo de bom! :D

– InglesJa Team

—————-

Contatos: inglesja@inglesja.com

Facebook: http://facebook.com/inglesja

Twitter: http://twitter.com/inglesjacom

Yourube:  https://www.youtube.com/user/inglesja